Ouvindo: Electro House 2009 Sesion V
Lendo: Janelinhas do msg e gtalk
Comendo: Nada... Mas to com fome...
É o seguinte...
Paciente deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital Santa Virginia as 02:07 a.m, apresentando-se acompanhado, mas caminhando, consciente, atento e dialogando sem qualquer auxilio de interlocutor.
Já em atendimento apresentou Pressão Arterial (P.A.) de 100 x 67 mmHg, Percentual de O2 (PO2) de 97% e Freqüência Cardíaca (FC) de 68 batimentos por minuto (bpm). Referiu que motivo da consulta de devia a recorrência de hematuria macroscópica há cerca de uma hora antes do horário de atendimento. Relatou que primeiro caso ocorreu uma semana antes e em grande quantia e depois parou até a data da consulta.
Paciente não apresenta dor a palpação, pressão ou percussão de nenhuma parte da região abdominal e costas. Sem hipertermia. Sem ardor durante o ato miccional, com freqüência e jato normais. Urina com coloração homogênea em tonalidade marrom.
Foi solicitada a realização de exame de sangue com hemograma completo, eritograma, leucograma, analise de sódio, potássio, creatinina e uréia, que não apresentou alteração de qualquer tipo, sem sinais de infecção ou anemia. E exame de urina que revelou as seguintes alterações:
pH: 7.5 (Normal: De 5.0 a 6.0)
Proteínas: + (Normal: Ausente)
Eritrócitos: >1.000.000/ml (Normal: Até 3.000/ml)
Paciente foi liberado em seguida a analise dos exames sob a orientação de que realmente estava como hematuria e que deveria dirigir-se a um urologista a fim de obter um diagnóstico.
Com base nas informações acima determine:
- - Provável diagnóstico deste paciente e como comprovar este diagnóstico;
- - Indicação de tratamento para o provável diagnóstico.
Como deve ter dado pra perceber, o título desse post não tem nada a ver com “brincar de casinha”. Não, estou me referindo ao seriado do Dr. House, o excêntrico misantropo viciado em diagnósticos da série de TV.
Por que isso?
Bem, mais um jogo... Uma experiência... Talvez até uma tentativa de estimular as pessoas a se interessarem mais pelo próprio corpo, a não super-estimarem o conhecimento dos profissionais da medicina e... Se tiverem interesse em seguir esta área... Terem uma base do tipo de coisa que espera por elas...
Também uma forma de mostrar, pelo menos em partes, um pouco mais da amplitude dos conhecimentos da fisioterapia, já que sou formado nessa profissão e percebo que muita gente ainda não faz idéia da abrangência da mesma.
Além de tudo isso, é claro... Nem eu e nem os médicos pelos quais passei conseguiram dar um diagnóstico pro meu caso. Então se vocês tiverem uma idéia do que pode ser talvez seja útil.
Mas é um jogo! Por que, em teoria, o próximo exame pelo qual vou passar pode dar a resposta. Então sejam rápidos.
Abraços!!!
Se machucou no pakour?
ResponderExcluir